C�mara Municipal de Vereadores de Imigrante

SOBRE

Secretária: Ester M. M. Ritter

Assessoria Jurídica: Marco Tulio de Oliveira Aguzzoli – Aguzzoli, Baú e Meneguzzi Advocacia

Recesso: 21 de dezembro a 12 de fervereiro

Sessões por mês: 3 (1°, 2° e 4°) Terças-feiras do mês

Cobertura (contratadas): O Imigrantense Folha de Teutonia Empresa Radiofonica Ouro Branco

SESSÕES DA CÂMARA

05/11 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 05 (cinco) de novembro de 2019, tivemos os seguintes Vereadores, inscritos para o Uso da Tribuna:

Mônia Graziela Wahlbrinck. Boa noite. Primeiramente cumprimento o presidente Jairo, colegas vereadores e a todos os presentes nesta sessão. Eu só gostaria de dar um aviso rápido, uma forma de divulgação também. Informar que estão abertos os pedidos de sementes de milho do “Programa troca-troca safrinha”, os produtores rurais tem ate o dia onze de novembro para fazer o pedido das sementes, que deve ser efetuado pessoalmente junto a secretaria da agricultura. Então cada produtor com enquadramento no Pronaf tem direito ate quatro sacas, e o prazo para o pedido é curto, então recomenda-se aos produtores que tenham interesse, façam o pedido com a maior brevidade possível. O dia onze está logo ali e então quem realmente tiver interesse em adquirir estas sacas pelo programa troca-troca safrinha que o faça com a maior brevidade possível.

Jairo Pott: Com a autorização dos colegas vereadores, cumprimento todos os presentes nesta noite. Quero manifestar meu descontentamento e também dos clientes da RGE, com o não cumprimento de seus deveres que foram a troca dos postes ruins, a limpeza da rede elétrica, o corte de arvores, e a melhoria na rede para os moradores do Morro dos Schmitt e da família de Leandro Buhl. Estava presente no dia que o gerente da RGE Cristiano, prometeu que em 90 dias iriam resolver todos os problemas da rede elétrica. Isto foi lá em junho, já passou 180 dias e nada.  Mas o que se vê hoje, tudo igual, famílias sem energia elétrica por vários dias, perdendo e estragando seus alimentos. Na comunidade de Seca Baixa moradores estão fazendo mutirão para limpeza, roçadas e poda de arvores. É triste. Onde estamos? Este é o dever básico da RGE, fazer a manutenção desta rede. Ou será que os moradores e os agricultores não tem valor pagando suas contas de luz em dia? Aguardamos uma resposta imediata por parte da RGE, caso contrário o PROCON e a RBS serão acionados novamente.

22/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 22 (vinte e dois) de outubro de 2019, estavam inscritos para fazer uso da Tribuna os Vereadores:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Tivemos neste dia 19 de outubro o tradicional Kerb da Seca Baixa. Os festejos foram iniciados com a inauguração do monumento ao Imigrante, com a presença de autoridades, representando a Empresa Gota Limpa e a família Bertolini, a doadora do monumento, Camile Bertolini Di Giglio, proprietários do terreno cedido, artista da obra Marcos Daty, idealizador da obra Euclides Rodrigues. Em nome da diretoria da comunidade e Presidente Andre Haas, agradecer a todos que contribuíram de alguma forma. No dia de ontem, mantive contato com o prefeito, pois estamos com sérios problemas na telefonia na Seca Baixa. A gente precisa reclamar e ir para imprensa, pois assim do jeito que está, não funciona. Segundo o Prefeito me colocou estão trabalhando na Imhoff, lá terá 40 telefones com fibra ótica e os próximos será a Seca Baixa. Estão atrasados com o serviço na Imhoff devido ao tempo, mas vamos ver ate quando seremos atendidos. É uma reclamação justa, pois hoje o telefone é uma ferramenta de trabalho. Tivemos a premiação do concurso fotográfico de Imigrante e dentre os doze colocados, está a minha neta que ficou vencedora do primeiro lugar.

Jaquelini Mildner. Boa noite a todos. Com a permissão do Presidente Jairo, saúdo os colegas e todos aqui presentes. Quero agradecer a todos da equipe da saúde que trabalharam no sábado, dia 19, na campanha da vacinação contra o sarampo em especial as agentes de saúde. Pois se a procura pela vacina foi significativa tanto do sarampo, como febre amarela e outras vacinas aplicadas, eu tenho certeza que e reflexo do trabalho das agentes de saúde. Muito obrigada Tais, Ivete, Claudia, Michele, Fabiana, Dávila e Vania, parabéns a elas e muito obrigada pelo empenho. Lembrando que a campanha do sarampo se estende ate o dia 25 de outubro, quem não pode comparecer no sábado pode ir durante a semana ate a unidade básica de saúde.

08/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 08 (oito) de outubro de 2019, seguem pronunciamentos dos Vereadores:

 

Nelson Egon Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Vou ser breve hoje. Recebemos nesta tarde mais uma escavadeira hidráulica para o município e será incorporado ao conjunto de maquinas da secretaria de obras e servira de auxilio aos agricultores. Obrigado ao deputado federal Cajar Nardes. Então, a escavadeira custou ao município R$ 111.242,66, o valor da emenda do parlamentar foi de R$ 283.757,34. É bem aplicado este valor e pediria que fosse enviado oficio de agradecimento ao deputado.

 

Jaquelini Stevens Mildner. Boa noite a todos. Faço uso do espaço para comunicar que na ultima sexta-feira, dia 04, participei a pedido do presidente da Casa, de reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, realizado no centro de saúde. O ultimo censo foi realizado em 2010. O objetivo da reunião foi promover o conhecimento da metodologia e ações em campo, como divulgar e engajar a população e autoridades neste importante levantamento de dados. Sendo assim, no ano que vem os imigrantenses receberão a visita dos recenseadores que serão contratados via processo seletivo, pré-requisito o ensino médio, mais informações na Fundação Getúlio Vargas. Como vacinadora da unidade de saúde, tenho o dever de comunicar que o estado não esta recebendo vacinas, assim, todos os municípios do estado estão sofrendo com a falta de vacinas. Quero que fique bem claro que não é só Imigrante ou Colinas ou Roca, é em todo estado. Sendo assim temos que aguardar as novas remessas. Quero lembrar que dia 19 de outubro, é o “Dia D” da campanha contra o Sarampo, a unidade de saúde da sede, estará aberta das 8 as 11:30, das 13 as 17 horas. Estaremos atualizando as vacinas conforme a disponibilidade de vacinas recebidas. Conforme as notas informativas repassadas pela 16º coordenadoria de saúde, a preocupação com a população que não se vacinou contra a febre amarela, principalmente os moradores da área rural. Nós sabemos que cada pessoa é responsável pela sua saúde, mas, nós da saúde, nos preocupamos com possíveis doenças que podemos evitar. Vacinar é proteger a quem se ama.

01/10 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária, realizada dia 01 de outubro, estava inscrito para o uso da Tribuna o Vereador: 

 

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Tivemos neste dia vinte e sete de setembro o encontro de idosos do município, neste ginásio, o dia nacional do idoso e hoje dia primeiro de outubro é dia internacional do idoso. Encontro que culminou com a escolha do rei e rainha, dentre os seis casais participantes, foram escolhidos Osmar e Cleri Thome. Temos cerca de 25 a 30 por cento de idosos acima de sessenta anos no município conforme o censo de 2010. Havia cerca de quinhentas pessoas neste encontro. Falar um pouco do desfile cívico no sábado, ocorrido sábado dia 28, o qual havia sido transferido do dia 7 em virtude do tempo. O desfile teve a participação de todas as escolas, e a participação dos cavalarianos e trilheiros e a presença de muitas pessoas demonstrando o amor a nossa pátria. Avisar que o nono concurso fotográfico encerra esta semana. Também tivemos, depois da hora cívica, a entrega do oficial a população o espaço do caminhodromo, um espaço com segurança para caminhadas, com a presença dos vereadores e assessor do deputado federal Nereu Crispim do PSL.

24/09 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 24 (vinte e quatro) de setembro de 2019, estavam inscritos para Tribuna, os Vereadores abaixo:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores, a câmara mirim e demais presentes. Inicialmente quero, em nome da diretoria da Escola Ernesto Alves e diretora Crislaine, fazer um agradecimento a todo apoio prestado no evento do jantar dançante dia 14 de setembro, evento que foi um sucesso. Agradecimento a equipe escolar, professores funcionários, a APM, a todos os pais da escola, vereadores e a toda comunidade em geral. Os mais sinceros votos de estima e admiração, Agradecimento ao prefeito municipal e ao Secretário David. Quero aqui de publico agradecer a nossa Brigada Militar pelas abordagens que estão acontecendo feitas por eles. Em contato que tinha com eles sempre dizia para mais abordagens. Mas antes não era possível por falta de efetivo e, agora com maior efetivo isto é possível. Eu sempre digo, quando tem farda na rua, nos temos segurança."

Monia Wahlbrinck: Boa noite. Primeiramente cumprimento o Senhor Presidente Jairo, demais vereadores, vereadores mirins e aos demais presentes nesta sessão. Já que estamos no mês de setembro, gostaria de aproveitar a oportunidade e falar um pouco sobre o plantio de milho, que é uma das culturas principais e que se destaca no município de Imigrante. O período que concentra a maioria das operações de semeadura de milho no Rio Grande do Sul é entre os meses de setembro e outubro. A área de milho esta estimada em 738 mil hectares no Rio Grande do Sul segundo dados da Emater/RS em setembro/2018. Em Imigrante, são plantados mais de mil hectares de milho por cerca de 300 produtores que são destinados principalmente para produção de silagem. Segundo dados da Embrapa no Rio Grande do Sul, a maior parte do plantio de milho ocorre no chamado “plantio do cedo” realizado nos meses de agosto e setembro, como estratégia para evitar que a floração do milho ocorra no período de maior risco de faltas de chuvas com os veranicos de dezembro. Por outro lado, visando o maior percentual potencial produtivo das plantas, a melhor época de plantio vai da segunda quinzena de setembro ate meados de outubro. Neste período as condições climáticas favorecem o desenvolvimento das plantas pela maior incidência de sol em dias mais longos. A partir do final de outubro, a semeadura do milho e chamada de “plantio do tarde”, época em que os genótipos de milho alcançam as maiores produtividades, porem também e o período de maior risco, pois o florescimento das plantas pode coincidir com as estiagens de verão. As cultivares de milho indicadas para o Rio Grande do Sul podem apresentar o ciclo superprecoce, precoce ou normal. A escolha de cultivar deve considerar fatores como época de semeadura, diferenças regionais de clima e solo, histórico da incidência de pragas e doenças, culturas antecessoras e sucessoras ao milho e previsões climáticas para o período. Ressalto que o pacote agrícola/2019, etapa verão ainda esta em andamento na Secretaria Municipal da Agricultura, os agricultores que ainda não autorizaram, tem ate o dia 30 de outubro para efetuar o mesmo. A semente de milho é um dos produtos que o produtor pode adquirir através do pacote agrícola. Maiores informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater ou junto a Secretaria Municipal da Agricultura.

10/09 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária realizada dia 10 de setembro, fez uso da Tribuna, o Vereador:

 

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Inicialmente quero alertar os agricultores sobre o pacote agrícola, na sessão passada a Monia já falou, mas quero alertar para não deixar aos últimos dias, pois deve ser pego o documento que tem direito e fazer a compra e devolver de novo, então não pode deixar para os últimos dias. Tenho um lembrete, já foi publicado pelo Jornal Imigrantense tempo atrás, sobre a tarifa de energia da classe rural. Entrei em contato com a Katiele que é consultora de negócios da RGE Sul para melhorias que devem acontecer no município e alertar os agricultores sobre o recadastramento da tarifa de energia da classe rural para todos terem ativo o talão de produtor para não perder o desconto na tarifa de energia. Então, tenho dados a percentagem a tarifa de energia elétrica na área urbana e de sessenta e nove centavos por quilowatts e na área rural e de quarenta e cinco centavos por quilowatts, é uma boa diferença. Quem não comprovar através do talão de produtor vai cair para área residencial, isto deve ser feito ate o final do ano. Provavelmente isto vai envolver o nosso STR onde as pessoas vão pedir documentos para comprovar agricultura. Para mais informações através do telefone 98139-5951 e, ali na Loja De Lucca devem ser encaminhados os documentos.

03/09 2019

Sessão Ordinária

Pronunciamento do Senhor Vereador, realizado, através do Uso da Tribuna em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 03 (tres) de setembro de 2019:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Quero inicialmente falar sobre o lançamento, por parte do município, do Nono Concurso de Fotografias, com o tema: Colonização na Terra dos Imigrantes. O período de inscrições é de dois setembro a quatro de outubro de dois mil e dezenove e, podem participar fotógrafos amadores e profissionais, residentes ou não em Imigrante. Maiores informações estão contidas no Edital que consta no site do município ou ainda podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, em horário de expediente. Também falar sobre a estrutura que vai destacar os colonizadores de Imigrante, o monumento será erguido na Seca Baixa, na IM350, neste mês de setembro. Com investimento de dezoito mil, trezentos e noventa e seis reais e vinte e seis centavos e visa homenagear imigrantes alemães e italianos e foi doado pela Empresa Gota Limpa, Bertolini Indústria Química. Falar sobre a CIC de Imigrante, onde eu também faço parte. No dia trinta de agosto, foi realizado solenidade de lançamento da campanha de incentivo para compra nas lojas de Imigrante denominado: “Natal Premiado 2019”. O ato ocorreu na sede do ECAS, e teve a entrega dos cupons, cartazes e premiação aos estabelecimentos participantes da campanha realizada pela Câmara de Industria e Comercio e que tem como presidente Osmildo Daumling. A campanha tem inicio de primeiro de setembro e vai ate vinte e sete de dezembro. Neste período, a cada cem reais em compra, o cliente recebe da empresa participante, um cupom para concorrer. Será sorteado um total de quinze mil reais em prêmios, oportunizando a mais pessoas ganharem prêmios. “

27/08 2019

Sessão Ordinária

Vereadores que fizeram uso da Tribuna:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, saúdo os colegas vereadores e demais presentes. Quero fazer um alerta para serem sinalizados pontos das nossas rodovias asfaltadas: próximo à curva da Gaussmann. Estas famílias estão apavoradas com a velocidade dos carros, motoristas que se perdem nesta curva sentido daqui para la, e e conhecida como curva da morte, pois já morreram três pessoas ali, por isso me pediram providencias. Então conversei com secretário de obras e o próprio prefeito também, para ser sinalizado com um letreiro em cima do asfalto, alertando o perigo, pois vai custar pouco. A mesma coisa eu pedi para o nosso acesso asfáltico a Rota do Sol, na descida. Este tipo de sinalização se vê muito em outros municípios. Dessa forma o motorista não precisa olhar para a placa, ele vê no próprio asfalto. Em aparte, o Vereador Tiago comentou: a respeito da rodovia é responsabilidade do DAER este trecho e quando estive em reunião com eles, inclusive falei na sessão passada e, informaram que eles não têm orçamento nem para placas, então mais uma vez vai ficar para o município fazer. Continuando, o Vereador Nelson destacou: lembrei agora que vocês tiveram contato com o DAER, é só o município entrar em contato solicitando autorização para fazer este serviço. Também falar sobre o baile da terceira idade do grupo Amigos do Baile, ocorrido neste ginásio, dia dezessete, onde aproximadamente teve a presença de mil e trezentas pessoas. Em nome, da diretoria do grupo, agradecer a todos que colaboraram e em especial agradecimento ao prefeito municipal. Fazer um convite para a vigésima nona festa municipal do idoso, dia 27 de setembro, neste ginásio, será disponibilizado transporte de varias localidades. Mais informações no CRAS, apoio prefeitura municipal, EMATER e STR.

 

Monia Wahlbrinck: Primeiramente cumprimentar o Presidente Jairo, colegas vereadores e demais presentes. Gostaria de informar que as sementes de milho que foram pedidas pelo Programa Troca-troca de sementes 2019, já foram entregues aos produtores rurais de Imigrante. Foram entregues um total 280 sacos de milho beneficiando um total de 114 agricultores. O pagamento das sementes adquiridas pelo sistema troca-troca 2019 é realizado em abril do ano seguinte. Destaca-se que além de auxiliar no pagamento de parte das sementes o município de Imigrante entrega a semente na casa do produtor. O pacote agrícola 2019, etapa verão, ainda está em andamento, os produtores rurais de Imigrante que ainda não autorizaram, ainda podem fazer ate o dia 30 de outubro. Podem ser adquiridos os seguintes produtos e serviços: sementes de milho ou soja com procedência comprovada e garantia de germinação, fertilizante químico, lona para silagem, óleo diesel, serviços de trator agrícola prestado por empresa devidamente registrada. A terceira etapa do programa de everminação do rebanho bovino no mês de setembro os agricultores pode ser retirada autorização na secretaria agricultura. Anualmente a secretaria disponibiliza três etapas do subsidio para que os produtores mantenham a sanidade do rebanho e em consequência possam aumentar a produção. O auxilio é de dois reais por cabeça de gado. Na próxima sexta-feira, dia 30 agosto, os agricultores de Imigrante estarão participando da quadragésima segunda Expointer, em Esteio. O transporte da excursão para Expointer, assim como Expoagro, Expodireto é custeado pela prefeitura municipal, as exposições oportunizam ao agricultor o acesso a novas tecnologias, ficar a par das novidades do agronegócio, bem como, adquirir e fechar importantes negócios na feira.

 

Jairo Pott: Boa noite a todos. Irei reforçar minhas indicações encaminhadas nesta Casa, para que cheguem ao Executivo com bons olhos. Vejo a necessidade de uma cobertura ou telhado para cancha da Escola Ernesto Alves, com iluminação, funcional aos alunos e pela comunidade em dias de chuva, para atividades noturnas. Outra indicação seria construção de campo futebol sete em gramado natural, cercado com postes e tela, ao lado da cancha. Trazendo para comunidade de Seca Baixa um centro de esportes e lazer, reunindo escola, academia ao ar livre, cancha coberta com iluminação e campo de futebol sete. Assim ficaria o lugar perfeito para o lazer das famílias, amigos e de toda comunidade imigrantense. Quero agradecer a secretaria de obras pelo ótimo trabalho realizado, na reforma e pintura de pontes que liga Ernesto Alves a Rodovia IM 350, trazendo mais segurança aos condutores. Também agradecer o alargamento da ponte de três metros, na Linha Ernesto Alves, em frente a residência de Ademar Magedanz que foi concluída segunda-feira, trazendo mais segurança ao condutores e melhorias no escoamento da produção agrícola.

13/08 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 14 (treze) de agosto de 2019, estavam inscritos dois vereadores para o Uso da Tribuna : 

Tiago Caio: Inicialmente quero saudar o Presidente da Casa, o Vereador Jairo, e através dele, os meus colegas vereadores e demais assistentes. Quero falar um pouco sobre a retomada das escolinhas de futsal no município de Imigrante. Foi contratada a empresa PIVI Arbitragem, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, a mesma esta oferecendo escolinhas de futsal nas escolas municipais de primeiro ao nono ano, no turno inverso ao escolar, no ginásio de cada escola. Para participar o aluno deve preencher o formulário assinado pelos pais dos quais estão cientes do local e o horário que as aulas acontecem. As aulas são coordenadas pela professora Rochele Schuster. Enfatizar também que além dos treinos, acontecerão amistosos contra escolinhas, jogos aos sábados e participação de competições a nível regional como acontecia anteriormente. Quero utilizar este espaço para deixar meu agradecimento a Administração, através do Prefeito Celso, ao Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo David que se empenharam para a retomada destas atividades, pois foi um pedido feito anteriormente. É a valorização da Administração a estas escolas, considero muito importante, esta interação com outros alunos, pois esporte além de qualidade de vida, é saúde, não e somente competição, mas ajuda na formação das crianças como ser humano. Ainda quero comentar que na tarde de hoje eu e o secretário de obras recebemos a visita do, Luis Carlos Demari, recebemos a visita do agente administrativo do DAER Sadi Marques e engenheiro civil Luis Fernando de Souza. A visita foi um pedido meu para realizar vistoria nos quebra-molas de Daltro Filho a Seca Baixa. Sendo que foi constatado por eles que todos se encontram dentro das normas vigentes atuais e o numero e os locais, segundo eles, estão em conformidade. Tem trechos onde eu particularmente acho que não precisa tantos, mas eles falam que é necessário. Então quem sou eu para julgar se eles falam que precisa e ate porque falaram que por eles deveria ter mais. Eu não concordo, mas quem sou eu para duvidar se eles que trabalham nesta área falam isto. Também solicitei na oportunidade para pedir sinalização maior no trecho de descida da Westáflia para Imigrante. Neste trecho todos sabem dos acidentes ocorridos, inclusive alguns fatais. Mas, eles já deixaram bem claro que o DAER não tem orçamento para isso, nem para placas, então mais uma vez vai sobrar para a administração municipal arcar com os custos. Já conversei com o prefeito Celso e o secretario Demari e irão fazer o possível melhorar e aumentar a segurança no trecho. 

 

Jaquelini Mildner: Boa noite a todos. Com a permissão do presidente Jairo cumprimento todos presentes. Faço uso da tribuna hoje para lembrar que a unidade de saúde vai estar aberta neste sábado, das oito às onze e meia, para aplicação e atualização das carteirinhas de vacinas. Quero aproveitar para convidar a todos para prestigiarem o Encontro de Danças Alemãs, Categoria Infanto-juvenil, dia dezessete de agosto, no Centro Comunitário da Seca Baixa, com inicio às dez horas. Este encontro é realizado a cada dois anos pelo Grupo de Danças Sonnenlicht vinculado a Associação Cultural de Imigrante.

06/08 2019

Sessão Ordinária

Em Sessão ordinária realizada dia 06 de agosto, fez uso do espaço da tribuna, o Vereador: Nelson Egon Scheffler: Com autorização do Presidente da Mesa, Jairo, quero saudar os colegas vereadores e demais presentes. Tivemos no dia 20 de julho, o tradicional encontro de corais do município como forma de comemorar o dia 25, dia do colono. O anfitrião desta vez foi o Coral Vozes de Daltro Filho com a presença de sete corais, mantendo o canto coral que é uma tradição dos imigrantenses que colonizaram este município. Este encontro é custeado pela prefeitura em parte. Também tivemos a sexta edição do dia Mundial do Rock, dias 20 e 21 de julho que superou no quesito de publico. O empenho de todos se torna uma festa grande. Houve a contribuição espontânea que deu o valor de dois mil, novecentos e setenta e cinco reais, e noventa e cinco centavos que vai ficar na instituição e mais cerca de 450 quilos de alimentos que foram doados para a instituição Pella Bethania em Taquari. Já temos as datas para o próximo ano, dias 11 e 12 de junho. O Município teve apoio da Gota Limpa, Sicredi e Hermann Supermercados. Neste ultimo domingo tivemos o baile anual da terceira idade do Grupo Nova vida, cerca de quarenta grupos estavam presentes, aproximadamente mil e cem pessoas participaram. Agradecer a todos que trabalharam em nome da diretoria e também ao Prefeito que se fez presente."


Foi encaminhado a Comissão Geral de Pareceres, o Projeto de Lei nº022/2019 Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de Credito com a Caixa Econômica Federal, prestar garantias.