Cámara Municipal de Vereadores de Imigrante

Sessão Ordinária 02/04/2019

Voltar

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 02 (dois) de abril de 2019, tres vereadores fizeram uso da tribuna:

Jaquelini Mildner: Boa noite. Faço uso da tribuna hoje, pois gostaria de registrar a decima segunda edição do congresso nacional de gestores e trabalhadores da politica da assistência social, que ocorreu em Florianópolis dia 26 a 29 de março. O município de Imigrante foi selecionado pela banca examinadora do Instituto Santos Brasil, promotor do evento, para apresentação de relato de experiências municipais com o projeto Paz na Escola, sendo o único município do Rio Grande do Sul a fazer parte do projeto. As apresentadoras e autoras do projeto Ana Carolina Schneider, assistente social e, Fabiana Christ, psicopedagoga, ambas fazem parte da equipe mínima do CRAS. Parabéns pela apresentação do projeto. Não posso deixar de parabenizar a saúde bucal que no ultimo 26 de março estiveram reunidos no auditório do SESC, em Porto Alegre, pelo “Programa Sorrindo para o Futuro”, cerca de 320 representantes dos municípios convenianados. Quero parabenizar meus colegas: agentes comunitários de saúde, a nutricionista Priscila, a fonoaudióloga Renata, a auxiliar de saúde bucal Monica e o dentista Jonas pelo excelente projeto, como um dos quatro melhores do estado. Levando pelo segundo ano consecutivo o nome de Imigrante pelo estado no que se refere saúde bucal. O projeto consiste na prevenção da saúde bucal com crianças do pré ao quinto ano nas escolas do município. Também pedir atenção especial dos colegas vereadores ao projeto de lei que trata da abertura de processo seletivo para cargo de técnico de enfermagem, que o projeto seja votado na noite de hoje.

 

Fabiano Acadroli: Inicialmente saúdo o Presidente da Casa, colegas vereadores e demais presentes. Por questão de ordem, nos termos do Artigo 83 do regimento interno, não vou permitir aparte durante meu discurso. Venho utilizar este espaço, para manifestar sobre um ponto que foi levantado pelos vereadores do MDB, mais especificamente a Vereadora Marlise, quando se refere a utilização de diárias para ir a Brasília batalhar com o objetivo de conseguir recursos para Imigrante. Inicialmente e falo por mim, fui a Brasília com meus colegas para lutar por nossa cidade, cumprir agenda com deputados, solicitar emendas e pedir a liberação de recursos trancados, e conseguimos. La em Brasília muita coisa funciona na pressão politica e quanto mais gente, maior a chance de sucesso. E foi assim que conseguimos liberar para 2019, três retroescavadeiras no valor de 630 mil reais, escavadeira hidráulica no valor de 395 mil, motoniveladora no valor de 550 mil, caminhão caçamba truque no valor de 250 mil. Liberamos ainda recursos de 500 mil reais para reforma do ginásio, asfalto na Rua Madre Isabel 250 mil, capeamento asfáltico na Rua Augusto Gartner no valor de 250 mil. Somando isso gira em torno de dois milhões, oitocentos e vinte e cinco mil reais, os números por si falam, o retorno e maior que o investimento. No seu discurso foi citado mais de uma vez: “nossa posição não é contraria a nos vereadores solicitar verba junto a deputados que tragam retorno ao município”. Então, não posso entender o porquê do discurso, sendo que nossa bancada vai anualmente a Brasília para trazer recursos ao nosso município. E neste ano com a posse de novos deputados não poderia ser diferente, alias eu posso dizer que fui atendido e consegui junto com meus colegas e o prefeito trabalhar pelo desenvolvimento de nossa cidade, já outros, ainda aguardamos o resultado. Desejo a todos uma semana de muito trabalho e serenidade.

 

Tiago Caio: Boa noite a todos. No uso da tribuna na noite de hoje venho aqui para reforçar pedidos da câmara mirim, pedidos estes que foram apoiadores de bicicleta para Santo Antônio e equipamentos de teve para Arco-Iris. Prontamente assim que foi solicitado, entrei em contato com a administração municipal, secretaria de educação e com as direções das escolas. Já quero adiantar que são dez equipamentos, temos orçamento ainda para dois mil e dezenove e nos próximos dias estará em fase de processo licitatório. Quanto aos apoiadores de bicicleta para Escola Santo Antônio, posso adiantar que já esta em estudo e nos próximos dias o pedido será atendido pela administração municipal. Finalizando, me coloco a disposição das escolas, dos vereadores mirins para quando precisar do eu apoio estarei a disposição na busca de demandas das escolas.