Cámara Municipal de Vereadores de Imigrante

Sessão Ordinária 24/09/2019

Voltar

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 24 (vinte e quatro) de setembro de 2019, estavam inscritos para Tribuna, os Vereadores abaixo:

Nelson Scheffler. Com autorização do Presidente da Mesa Jairo, quero saudar os colegas vereadores, a câmara mirim e demais presentes. Inicialmente quero, em nome da diretoria da Escola Ernesto Alves e diretora Crislaine, fazer um agradecimento a todo apoio prestado no evento do jantar dançante dia 14 de setembro, evento que foi um sucesso. Agradecimento a equipe escolar, professores funcionários, a APM, a todos os pais da escola, vereadores e a toda comunidade em geral. Os mais sinceros votos de estima e admiração, Agradecimento ao prefeito municipal e ao Secretário David. Quero aqui de publico agradecer a nossa Brigada Militar pelas abordagens que estão acontecendo feitas por eles. Em contato que tinha com eles sempre dizia para mais abordagens. Mas antes não era possível por falta de efetivo e, agora com maior efetivo isto é possível. Eu sempre digo, quando tem farda na rua, nos temos segurança."

Monia Wahlbrinck: Boa noite. Primeiramente cumprimento o Senhor Presidente Jairo, demais vereadores, vereadores mirins e aos demais presentes nesta sessão. Já que estamos no mês de setembro, gostaria de aproveitar a oportunidade e falar um pouco sobre o plantio de milho, que é uma das culturas principais e que se destaca no município de Imigrante. O período que concentra a maioria das operações de semeadura de milho no Rio Grande do Sul é entre os meses de setembro e outubro. A área de milho esta estimada em 738 mil hectares no Rio Grande do Sul segundo dados da Emater/RS em setembro/2018. Em Imigrante, são plantados mais de mil hectares de milho por cerca de 300 produtores que são destinados principalmente para produção de silagem. Segundo dados da Embrapa no Rio Grande do Sul, a maior parte do plantio de milho ocorre no chamado “plantio do cedo” realizado nos meses de agosto e setembro, como estratégia para evitar que a floração do milho ocorra no período de maior risco de faltas de chuvas com os veranicos de dezembro. Por outro lado, visando o maior percentual potencial produtivo das plantas, a melhor época de plantio vai da segunda quinzena de setembro ate meados de outubro. Neste período as condições climáticas favorecem o desenvolvimento das plantas pela maior incidência de sol em dias mais longos. A partir do final de outubro, a semeadura do milho e chamada de “plantio do tarde”, época em que os genótipos de milho alcançam as maiores produtividades, porem também e o período de maior risco, pois o florescimento das plantas pode coincidir com as estiagens de verão. As cultivares de milho indicadas para o Rio Grande do Sul podem apresentar o ciclo superprecoce, precoce ou normal. A escolha de cultivar deve considerar fatores como época de semeadura, diferenças regionais de clima e solo, histórico da incidência de pragas e doenças, culturas antecessoras e sucessoras ao milho e previsões climáticas para o período. Ressalto que o pacote agrícola/2019, etapa verão ainda esta em andamento na Secretaria Municipal da Agricultura, os agricultores que ainda não autorizaram, tem ate o dia 30 de outubro para efetuar o mesmo. A semente de milho é um dos produtos que o produtor pode adquirir através do pacote agrícola. Maiores informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater ou junto a Secretaria Municipal da Agricultura.