Cámara Municipal de Vereadores de Imigrante

Sessão Ordinária 07/05/2019

Voltar

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida em 07 (sete) de maio de 2019; dois Vereadores fizeram Uso da Tribuna:

 

 Nelson Egon Scheffler: Com autorização do presidente da mesa, saúdo colegas vereadores e demais presentes. Tivemos neste dia vinte e sete de abril passado, o nosso baile da Sociedade Recreativa Concórdia como baile anual e, para tal a gente pediu a roçada na frente do Centro Comunitário da Seca Baixa. Quero aqui agradecer a secretaria de obras, bem como, os roçadores pelo excelente serviço prestado. Aproveitar também quanto a minha colheita de grãos que felizmente terminou na última semana. Durante esta tivemos muitos contratempos, atoladores e até levar a própria máquina nas lavouras, com maquinário da prefeitura, se não, não seria possível, isso em pleno domingo. Com isso quero agradecer o secretario de obras Luis Carlos Demari, bem como, os operadores de maquina que se propuseram a trabalhar, a operar a maquina naqueles dias. Também não podia deixar de me manifestar sobre os trinta e um anos de emancipação do nosso município, isto no dia nove. Quero aqui compartilhar o nosso crescimento, a experiências culturais e o bem-estar das culturas e os sorrisos. Portanto valeu emancipar, me parabenizo com toda a comunidade imigrantense. Também me reportar sobre o projeto 011 que trata sobre o monumento a ser instalado na Seca Baixa. Ele está mais que um meio ano em andamento este projeto, e então agora veio para esta Casa para ser apreciado e aprovado. Este monumento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, que buscou junto a iniciativa privada o apoio para a execução deste projeto, onde a empresa Bertolini Indústria Química Ltda acenou positivamente para arcar com os custos do Monumento ao Imigrante e, em contrapartida o Município executará a base e o entorno. Para tanto a arquiteta Graciele Elise Müller, arquiteta do município, elaborou um projeto básico que contempla o local com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, pavimentação, ajardinamento e iluminação, dando destaque as belezas naturais do local onde será instalado e exaltando a singularidade de próprio monumento que evidencia a trajetória dos nossos Imigrantes que por aqui se instalaram. Então ela vai se colocado, como já frisei antes, bem ali onde este vereador que vos fala implantou com a Secretaria de Obras e a Secretaria da Educação com os alunos da Escola Ernesto Alves o plantio de árvores nativas para servirem de mata ciliar do Arroio da Seca, e para futura sombra para o estacionamento de carros no seu meio. Obrigado.

 

 

Tiago Caio: Em primeiro lugar boa noite a todos, saudar os colegas vereadores em nome do presidente da mesa Jairo, e demais presentes. Na tarde de ontem, atendendo a solicitações de vários munícipes estive reunido com superintendente regional do DAER Fabiano Pereira na 11ª superintendência regional em Lajeado. Oportunidade onde fiz a entrega de oficio solicitando estudo com apresentação de um laudo técnico, sobre a real necessidade do grande numero de quebra-molas existente na VRS 841, trecho entre Daltro Filho a Seca Baixa, divisa com Colinas, bem como, verificação da altura e dimensões dos mesmos, se estes encontram-se em  conformidade com a  lei. Também quero falar um pouco sobre o lançamento do aplicativo de Imigrante voltado ao turismo que ocorreu no dia dois de maio, no Cactário Horst. Tivemos a presença das autoridades locais, de empreendedores, principalmente da área de turismo e da comunidade em geral. Ainda destacar a presença do Presidente da Amturvales, Leonardo Arenhard. Este aplicativo conta com informações gerais sobre o município: locais de lazer, pontos turísticos, gastronomia, dados sobre as entidades culturais, eventos programados para o ano, serviços, dentre outros. Convido todos a utilizarem o aplicativo que está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Finalizando, quero parabenizar a todos os imigrantenses pelo trigésimo primeiro ano de emancipação política do município de Imigrante, que ocorre na quinta-feira, dia nove de maio. Destacar o trabalho de todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, funcionários públicos e comunidade em geral que colocaram o nosso belíssimo município de Imigrante neste patamar de destaque onde se encontra atualmente. Desejo que possamos com muito trabalho sério e muita disposição continuar com o crescimento e desenvolvimento de Imigrante, gerando a cada dia uma maior qualidade de vida a todos os imigrantenses.