C�mara Municipal de Vereadores de Imigrante

Vereadores Mirins

VEREADORES MIRINS 2018
A Posse da Mesa Diretora eleita por aclamação ficou assim constituída:

Presidente Dara Andrade
Vice presidente abriele Massotti
Secretaria Flavia Marasca

Demais Vereadores:

Amanda Mantelli - 9º ano
Lara Wilsmann - 8º ano
Matheus Möllmann - 8º ano
Cibelli Schäfer - 8º ano
Jordana Michels - 8º ano
Isadora Spellmeier - 7º ano

Suplentes:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTONIO
João Vitor Gartner

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARCO-IRIS
Anderson Fischer



Pronunciamentos da sessão do dia 26 de junho de 2018:

Lara Wilsmann: Boa noite a todos. No dia 27 de março foi aprovado pela Assembleia Legislativa do estado o projeto de lei que denomina o município de Imigrante como “a Terra dos Imigrantes”. Em vista disso, venho fazer a indicação ao executivo, por meio da secretaria competente, a retomada das oficinas de alemão e italiano, para manter a identidade dos imigrantes. Em outros anos já era oferecidas as mesmas aos alunos do município, justamente para valorizar as línguas, participando ate de eventos culturais, como teatros de língua alemã em outros municípios.

Amanda Mantelli: Boa noite a todos. Cumprimento os vereadores, meus colegas vereadores mirins e, os demais presentes. Vem fazer um pedido em nome da escola Santo Antônio e comunidade escolar que tenhamos aula de informática do 6°ano ao 9°ano regularmente, pois já tínhamos e atualmente não temos mais. Justifico o meu pedido dizendo que nem todos os alunos têm computador em suas casas, impressora e principalmente o acesso a internet. Além do mais peço um profissional para as aulas, pois o professor e necessário para ensinar os alunos a usar o computador, melhorando a qualidade do ensino.

Isadora Spellmeier: Boa noite a todos. Sou a Vereadora Mirim Isadora Spellmeier da Escola Arco Íris. Quero sugerir que na nossa escola tenha televisão em cada sala, para facilitar o acesso a vídeos, filmes e documentários utilizados para melhor compreensão em nossas aulas. Seria uma ferramenta a mais para agregar aprendizado a todos estudantes da escola.

Matheus Mollmann: Boa noite a todos. Ao iniciar minha fala desejo fazer algumas sugestões para melhorar o nosso município. Em primeiro lugar, ressalto a importância de manter as estradas do interior sempre em condições bem roçadas nas suas margens, pois nisso facilita o transito dos nossos cidadãos rurais. Também peço para que as calçadas do centro e bairros recebam uma atenção especial, uma vez que nem sempre se apresentam em bom estado para passagem de pedestres. Foi realizado o Encontro dos Jovens Rurais de Imigrante, parabenizo as pessoas e entidades responsáveis e deixo me parecer de que mais ações do tipo devem ser realizadas. É muito importante que o jovem rural receba todo o apoio e incentivo para permanecer neste trabalho tão dignificante e necessário. Uma das bases da nossa economia: a agricultura. Assim também merecem incentivo o jovem da área urbana para que permaneçam no nosso município. Após o ultimo acidente registrado no acesso a Imigrante, percebo também a necessidade de construir refúgios nessa descida, pois vários já foram os acidentes no trajeto e o refugio seria uma segurança para quem estiver usando o acesso num momento perigoso como a falha dos freios de um caminhão. Obrigada a todos.

Cibelli Schaefer: Boa noite a todos. Trago na sessão de hoje uma sugestão que seja instalado na Escola Santo Antônio os apoiadores para bicicletas, exemplo do que tem defronte no mercado Rottoli. Justifico, pois muitos alunos vem pra escola de bicicleta e não tem um local para deixar ela.

Jordana Michels: Boa noite a todos aqui presentes. Na sessão da noite de hoje trago uma reivindicação, a qual beneficia muitas pessoas. Gostaria de reforçar o pedido de reforma da passarela que dá acesso ao Bairro Esperança. Ela está cada vez com mais buracos e o corrimão está solto na parte inferior, se tornando perigosa, principalmente para idosos, crianças e as pessoas que por lá passam. E, ainda a lâmpada muitas vezes está apagada durante a noite, seria necessário averiguar qual é o problema e solucionar.

Gabriela Massotti: Boa noite a todos aqui presentes! Gostaria de agradecer pela doação de árvores frutíferas ao município de Imigrante, na semana do meio ambiente. Essas árvores serão utilizadas para embelezar nossa escola. Também gostaria de solicitar a pintura da faixa de pedestres, localizada em frente a escola EMEF Arco-Íris, pois há muito movimento na saída dos alunos. Quero também solicitar a colocação de lixeiras públicas na rua Pastor Henrich Brackemeier, próximo a torre da TIM. Os moradores necessitam de lixeiras neste local. Muito obrigada, e uma ótima semana a todos.

Flávia Marasca: Boa noite. Trago hoje uma reivindicação da escola Arco Iris. Quero pedir que seja construído um auditório para ficar mais confortável na questão do espaço para palestras, amostras de trabalhos e apresentações de trabalhos. Este espaço nos faz muita falta e seria bem importante a todos nos, alunos.

Dara Andrade: Repasso a presidência a Vice. Boa noite a todos! Quero cumprimentar a todos os presentes, meus colegas vereadores mirins, os vereadores eleitos e os demais cidadãos presentes! Nessa sessão quero fazer uma sugestão e uma denúncia: a área da saibreira, ao lado da entrada que liga o bairro Daltro Filho ao centro, na VRS 863 encontra-se uma triste visão: lixo e objetos domésticos abandonados ao ar livre. Num local destinado a mineração e saibreira, onde a limpeza, deveria predominar, encontra-se moveis, roupas e calçados jogados. Uma sugestão seria uma avaliação ambiental da área, uma limpeza e a recuperação vegetal. Ressalto que inclusive no início desse ano ouve um incêndio causado pela liberação de gazes do lixo acumulado.


Abaixo, seguem pronunciamentos dos Vereadores inscritos para o uso da Tribuna da primeira sessão:

Flávia Marasca: Boa noite. Eu Flávia Alessandra Marasca, juntamente com meus colegas: Isadora Spellmeier, Gabriela Massotti, Jordana Michels e o Suplente, Anderson Fischer, fomos escolhidos Vereadores Mirins representando a Escola Arco Íris. Ficamos muito felizes quando recebemos a notícia, pois achamos que será uma experiência nova e de grande aprendizado. Admiramos muito o trabalho de todos os vereadores e esperamos realizar um bom trabalho também. Neste novo desafio pretendemos sugerir e encaminhar ideias, as quais possam melhorar o bem estar da nossa população, colaborando com o crescimento de nosso município. Desejamos uma boa semana a todos.

Dara Andrade: Boa noite a todos os presentes. É com muita alegria que estamos aqui sendo Vereadores Mirins e representando a EMEF Santo Antônio. Estamos dispostos a aprender e dar o merecido respeito a esta casa. Então aproveitando a oportunidade queremos reforçar um pedido que no ano passado, nossos colegas de Escola, vieram fazer. Pedimos a colocação de árvores na Rua Guilherme Scheer, rua na qual a nossa Escola está situada e que por motivo do número de carros estacionados todos os dias, achamos necessário a arborização.

MESA DIRETORA ELEITA POR ACLAMAÇÃO - 2016

Próxima sessão: 13 de junho 2017


REPRESENTANTES POR ESCOLA
Vereadores Mirins do 8º e 9º ano:
ESCOLA SANTO ANTÔNIO
Yasmim Rottoli
Jordana Silva
Samara Ullrich
Suplente: Dara Andrade
ESCOLA 25 DE MAIO
Titulares: Edilson Pereira Duarte
Sarah Kamili Fischer
Giovani Massotti
Suplente: Maria Rita Weber Loreto
ESCOLA ARCO-ÍRIS
Amanda M. V. Rodrigues
Bruna Telk
Kaylane Klein Dahmer
Suplente: Letícia Lemes de Jesus
Pronunciamentos Sessão 13 de junho de 2017
Vereadora Mirim Leticia Lemes da Escola M. E. F. Arco Iris

Eu, Letícia Lemes, junto com as minhas colegas Bruna e Kaylane, estamos representando a Escola Municipal Arco-Íris. Atualmente, existem muitos recursos tecnológicos que auxiliam na aprendizagem, tornando as aulas mais ricas. A televisão é uma delas. Como a nossa escola não tem muitas TVS, e é uma ferramenta importante para professores e alunos, pedimos que, se possível, sejam adquiridos no mínimo três TVS para serem colocadas nas salas de aula para enriquecer as atividades. Também pedimos, se possível, lixeiras seletivas para serem colocadas no pátio de nossa escola. Elas contribuirão para a educação das crianças e jovens, pois com o contato diário e a orientação dos professores, os alunos aprenderão a reciclar e separar o lixo. E posteriormente, poderão ser ofertadas lixeiras seletivas em todo o nosso município. Obrigada pela atenção!

Vereadora Mirim Sarah Fischer da Escola Estadual 25 de maio

Boa noite a todos! Eu, Sarah Fischer, juntamente com meu colega Edilson Pereira que não está presente, e a colega vereadora mirim, Maria Rita, representamos a Escola 25 de Maio, gostaríamos de propor as seguintes melhorias em prol do nosso município: *A renovação das muretas de pontes. Algumas das muretas das pontes como por exemplo a localizada perto do Wili Porsche, estão precárias, com partes deterioradas. Isso é perigoso, pois as muretas são importantes para a segurança das pessoas que transitam pelas pontes, evitando acidentes com pedestres e veículos. A 2ª solicitação é a revitalização da sinalização asfáltica. A sinalização está precária nos trajetos entre o Centro e Daltro Filho e em direção a Seca Baixa, o que prejudica e põe em risco os usuários dos mesmos. Por isso solicitamos a repintura da sinalização asfáltica e a troca dos ‘’olhos de gato’’ que estão danificados, trazendo assim mais segurança aos municípios e aos visitantes. No mais também queremos reforçar um pedido já realizado referente à colocação de um banco em frente à nossa escola, pois muitos alunos aguardam o transporte sentados na calçada, visto que a colocação do banco facilitaria essa espera. Convido a todos para participar da festa de São João da nossa escola, dia 23 de junho, no Esporte Clube Arroio da seca. Agradecemos a atenção dos senhores esperando o apoio as nossas solicitações.

Vereadora Mirim Jordana de Azevedo da EMEF Santo Antonio

Boa noite, nós, alunos da EMEF Santo Antônio, saudamos os vereadores, nossos colegas vereadores mirins, a imprensa e os demais aqui presentes. Solicitamos a indicação que a Rua Guilherme Scheer, rua da nossa escola, seja arborizada.

JUSTIFICATIVA

Constatamos atráves de vivência com os professores que está faltando sombra e embelezamento na rua da escola. São estacionados diariamente vários veículos, e a pedido destes motoristas sugerimos o plantio de árvores. Os alunos se disponibilizam à plantar, desde que a prefeitura se responsabilize a providenciar as mudas e o espaço para o plantio

Crédito das Fotos: Cristiane Thomé